Review | 4×12 “O Escolhido”

time8parte2

O penúltimo episódio da quarta temporada foi cheio de emoções e daqui uma semana teremos o fim da temporada, e eu não sei como vou aguentar até ano quem vem para ver a quinta.

Se você ainda não viu o episódio, veja ele antes de ler essa análise, ela está lotada de spoiler.

Se você já viu vamos lá!

Chegamos a inevitável situação devido aos acontecimentos passados, só 100 dos Skaikru terão lugares nesse bunker, fazendo com que mais de 300 fiquem sem abrigo. Marcus tenta explicar para seu povo que eles precisaram fazer um sorteio, e claro as pessoas não concordam felizes, como Jaha diz, elas achavam que já estavam salvas e agora serem tiradas a força de seus lugares e obrigadas a escolher seus sobreviventes gerá indignação.

reuniao
Sempre voltamos para os “100”.

Afinal, se a porta não tivesse sido aberta nada disso estaria acontecendo, esse é ponto de ruptura de Abby. Jaha teve o seu ponto acarretado pela morte de Wells, e Marcus pelo abate da Arca. Agora chegou a vez de Abby quebrar, a experiência no laboratório ainda a perturba, o fato de sua filha ter saído numa missão suicida com certeza deve ter influência também mais o gatilho final é saber que maior parte de seu povo vai ser sacrificado, e dessa vez, as atitudes dela influenciaram diretamente a essa situação.

Ela quebrou, mesmo Marcus conversando com ela não foi capaz de aliviar a culpa que ela estava sentido, e para deixar registrado, já tinha bastante tempo que não tínhamos uma cena entre esses dois, oque me deixou feliz mas foi angustiante ao mesmo. Não acho que da para esconder mas eu sou uma grande fã Kabby. Abby fez sua decisão de se sacrificar e Marcus não a escutou e eu espero que eles possam superar tudo isso juntos.

Kabbt413
Não chorem, se não eu vou chorar também T-T

O momento de despedida entre Clarke e Abby também foi uma cena interessante, tanto Abby quando Clarke estão se sentindo culpadas por suas decisões a sempre uma paralelo entre elas durante toda história, a relação das duas também é algo muito bem feito e gradualmente foi evoluindo para Abby reconhecer que sua filha não é mais criança, a conversa entre elas de que não existem escolhas boas, é verdade, existem apenas escolhas e todos elas tem suas consequências boas e ruins e os personagens precisam lidar com elas, não há um caminho onde tudo da certo e nada de ruim gera disso, não pelo menos nessa série, na vida real também não.

Clarke, Bellamy, Emori e Murphy saem em busca de Raven, apesar do Bellamy estar ressentido com Clarke, isso não dura muito tempo quando ele vê como ela está sofrendo, é bom que eles voltam a se ajudar porque além do fato que cada um teve seus motivos para escolher oque escolheram agora todos eles estão por conta própria de novo, então o trabalho em equipe parece ser a chave fundamental do próximo episódio.

Bellarke134
Alguém sentiu? O clima de Bellarke pintando no ar.

Outro momento a se destacar é a cena entre Emori e Murphy, ela citar que nunca tinha se sentido a salvo, em um lar, é algo bem triste, devido a vida que ela levou por ter sido excluída do seu povo, ela nunca teve oportunidade de ter pessoas que se preocupam com ela, e espero que dessa fez ela possa passar por isso, além do Murphy é claro, mas ter a chance de ter mais pessoas que se importam com ela.

Echo chegou na hora H para salvar a galera! Eu sabia q a Echo não ficaria para trás, as decisões da Echo não foram muito diferentes de outros personagens, a diferença q ela estava defendendo era Azgeda em vez de Skaikru. E depois Monty e Harper chega para completar o time, temos o pequeno momento que o Jasper é citado, porém a história infelizmente não tem tempo para ficar debatendo sobre isso, quem saiba na 5ª temporada. E temos a cena onde Raven já perdeu as esperanças devido ao tempo e a galera toda chega, ficou muito bacana. Rumo ao céu novamente!

Time8
Porque essa cena foi muito daora, eu tive que colocar dois prints dela nesse post!

A história de Jaha parece ter chegado ao fim, Jaha foi tão consumido com o desejo de salvar o seu povo, ele tinha abandonado sua humanidade e compaixão. Foi bom ver que Marcus conseguiu convence-ló a enxergar o momento. Jaha salvou todas as 1200 pessoas descobrindo o bunker.

Uma das muitas lições que The 100 pode está nos ensinando é que não importa o quão ruim foi o resultado de suas ações, você ainda pode se levantar novamente e fazer algo melhor se você realmente buscar a redenção.

“Faça melhor hoje, do que você fez ontem. Antes que perceba merecerá sobreviver”. Marcus Kane.

No fim Jaha tem uma nova chance, um novo povo e um novo filho para recomeçar. E não sabemos se ele realmente morrerá devido as noticias recentes, ou entrará no fundo e sumirá em meio aos figurantes.

JahaSon2
Será que teremos alguma aparição do Jaha na 5ª temporada?

Octavia já começa a sentir o peso da responsabilidades e os problemas de está na liderança, tentando ser justa com todos os povos, mas a posição é bem mais complicada do que isso, talvez agora ela possa entender a Clarke um pouco. Se Octavia já evoluiu muito como personagem até o momento, agora então exigirá dela todas as forças possíveis e de mais amadurecimento para lidar com problemas diferentes. Mas Octavia não estará sozinha, ela tem Indra a seu lado para ajuda-lá.

Obunker
“Meu povo, minha responsabilidade.” Octavia Blake

No final os 100 que restaram dos Skaikru foram a lista da Clarke, que é o melhor resultado possível dentre as opções finais, porquê se realmente tivessem escolhido por sorteio, isso poderia deixar eles em uma situação mais complicada ainda. Foi muito boa a cena quando Octavia e Grounders entram e encontram todos desmaiados e depois as pessoas vão sendo levadas uma a uma, oque da um aperto no coração, ainda mais vendo a expressão de Marcus, a cena foi tão marcante quanto a do sacrifício da primeira temporada.

Marcus413
“É assim que salvamos nosso povo.” Marcus Kane T-T Não da para não chorar junto!

Observações finais:

  • Jackson e Nathan Miller parecem realmente estarem indo em direção de virarem um casal, para os que se perguntam oque aconteceu com Bryan, o ator foi para outros projetos, então possivelmente aquela briga deles foi sua última cena.
  • David Miller ficará fora de bunker, e assim vai embora mais um personagem que conhecemos.
  • Eu ainda quero saber como vai ficar a situação sobre o possível problema mental de Abby.
  • O próximo episódio será frenético, contagem regressiva para a onda da morte! Será que todos do nosso time 8 vão conseguir ir para espaço a tempo?

Por: Fernanda Rezende